Blog ECOS

Experiência do Usuário: Veja como a tecnologia pode ser uma aliada dos e-commerce


21-07-2021


Experiência do Usuário: Veja como a tecnologia pode ser uma aliada dos e-commerce

O aumento das vendas em e-commerce, só em 2020 foi de 22% segundo a The Global Payments Report. Buscando atrair e conquistar mais clientes, as empresas têm procurado melhorar a experiência do usuário em suas lojas virtuais. 

Mas afinal, o que significa a tão falada Experiência do Usuário ou User Experiencie (UX)? Esse termo refere-se a percepção do usuário após interagir com um site, blog ou qualquer plataforma digital. Ela pode ser analisada por pesquisas e testes específicos, que ajudam a encontrar o melhor caminho para o usuário.

Cuidar da Experiência do Usuário do seu e-commerce influencia diretamente na otimização das vendas online.

Por isso, conhecer as vantagens que o UX oferece para seu negócio virtual é o primeiro passo para o sucesso. Entre elas estão: facilitar o processo de compra até a finalização, oferecer os termos de compras explicitamente e tornar o carregamento mais rápido.

A seguir acompanhe mais vantagens e também como melhorar a experiência do usuário. 


Vantagens do UX para e-commerces

A decisão de compra do seu cliente no meio digital, depende da inovadora e indispensável experiência do usuário. Veja a seguir as principais vantagens.


Satisfação do cliente

A satisfação de um cliente em uma loja física dependem de um atendimento personalizado, informações completas e corretas dos produtos e transparência nos processos de pagamento, entre outras ações e estratégias.

Esses são pontos que se repetem para a loja online, porém para criar a mesma percepção de satisfação, são necessários usar recursos próprios do meio digital. 

Aplicar o UX em seu e-commerce ajudará você a dedicar atenção total a toda a jornada do consumidor, através de chat-box, respostas automáticas personalizadas, compartilhando e-mails marketing relacionados a fase da jornada de compras e disponibilizando a Política de Troca e Devolução visíveis de fácil acesso.

Dessa forma, você garante a confiabilidade dos clientes por sua marca, aumentando sua credibilidade em relação aos produtos e serviços de compra oferecidos pelos concorrentes.


Otimização no sistema de busca

Lojas virtuais que adotam técnicas de UX - conteúdos de qualidade, site funcional e responsivo, carregamento rápido - aumentam as chances de seu e-commerce ser encontrado no Google.


Aumento das vendas

Como resultado, quando aplicado de forma correta o UX às etapas de venda as vendas tendem a aumentar.

Portanto, reforçar os cuidados com um cadastro facilitado, redução dos passos até a finalização e diversificar as formas de pagamentos são essenciais para alavancar seu negócio.



Reduz custos

Além das vantagens listadas acima, outra consequência positiva trazida pela experiência do usuário é a diminuição nos casos de reclamações, trocas, devoluções e pedidos de suporte. 

Com a automatização e arquitetura de informações corretas seu usuário conseguirá realizar todo processo de compra, poupando o tempo de trabalho dos funcionários do e-commerce, custos de logística e recursos. 


Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce

Agora que já vimos as principais vantagens de aplicar o UX a sua loja virtual, hora de saber quais os pontos você deve estar atento para que a decisão de compra seja bem sucedida.


Funcionalidades da loja virtual

O ponto vital de um e-commerce está em garantir sua total funcionalidade. Entre as funcionalidades importantíssimas estão em vincular uma URL atualizada, sem falhas de carregamento ou bugs. 

Outro ponto que merece destaque é manter os cálculos e prazos de frete alinhados, para não provocar nenhuma surpresa indesejada ao cliente. 

Aqui alinhar o trabalho dos profissionais de back-end e front-end é fundamental para um funcionamento eficiente e rápido da sua loja virtual.


Arquitetura da informação

O potencial de conversão está conectado com a forma como as informações são dispostas.  Segundo Peter Morville, pioneiro na arquitetura de informações, para que elas entregarem uma experiência positiva elas devem ser: úteis, utilizáveis, findability (fáceis de encontrar), acessíveis, desejáveis, valiosas e críveis. 

De modo geral, as informações importantes devem estar em destaque, respeitando o fluxo de interação. 


Design simples e responsivo 

A função do design é despertar emoções positivas, nesse sentido o UX design visa oferecer essas mesmas emoções durante a navegação.

Como nas vendas de lojas físicas a primeira impressão é a que fica. Por isso, capriche nas escolhas dos elementos visuais; na organização do design para que o usuário encontre rapidamente o que procura e na responsividade tornando seu site acessível em qualquer dispositivo.

Cuidar da experiência do usuário do seu e-commerce vai muito além de deixar um site “bonito”, ele deve ser funcional e responsivo!

Conte com a Agência ECOS e uma equipe preparada para criar uma estratégia assertiva para a sua empresa e alavancar suas vendas! 

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!


www.instagram.com/agencia_ecos |

 www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens