Blog ECOS

O retorno das curtidas no Instagram e as métricas de vaidade.


24-06-2021


O retorno das curtidas no Instagram e as métricas de vaidade.

Com a volta do número de likes no Instagram, surge um debate sobre até que ponto as curtidas são uma medida realmente válida e assertiva para um planejamento de campanha.


Após quase 2 anos sem exibir o número de curtidas por postagem, o Instagram voltou a mostrar essas informações dentro da plataforma. Como informado pela empresa, a volta dos likes está em fase de experiência e depende da adesão do público para que retorne definitivamente.

Sendo uma medida permanente ou não, a decisão da empresa retomou uma discussão que tem acontecido por algum tempo: as curtidas são realmente uma métrica válida para medir o sucesso de uma marca?


Por que o Instagram havia abolido o número de likes?

Um dos principais motivos que fez com que o Instagram abandonasse a quantidade de curtidas, era que muitos usuários focavam mais no número de curtidas do que no próprio conteúdo que estava sendo compartilhado. Além disso, segundo o Instagram, essas métricas também incitavam uma certa rivalidade entre os usuários.

Com a medida tomada pela rede social, muitas marcas se sentiam desamparadas, pois utilizavam esses valores como um medidor de eficácia de suas campanhas e até mesmo como uma ferramenta para identificar assuntos em alta. Acredita-se que o Instagram procura hoje por um equilíbrio entre as duas situações.


O que são métricas de vaidade?

Métrica de vaidade é um termo do Marketing Digital para indicar os dados que fazem bem para o ego de uma marca, mas não apontam informações relevantes que podem ser utilizadas para tomar decisões precisas sobre a comunicação do seu negócio.

Entre as métricas de vaidade, podemos citar os números de: likes, compartilhamentos, comentários e de seguidores. Em alguns casos específicos, essas métricas podem até ser bem-vindas. Mas para a maioria das vezes, é essencial se apoiar em outros tipos de dados, que poderão dar uma direção mais concreta para o futuro da sua marca.


Quais são as métricas mais relevantes?

As métricas funcionam como uma bússola para direcionar esforços e estratégias no mundo publicitário. Porém, se as métricas de vaidade - que são as mais populares - não são suficientes para medir a eficácia ou direcionar novos conteúdos, quais métricas seriam as ideais a ser analisadas?


Conversão

A taxa de conversão é uma métrica que pode ter muitas finalidades diferentes. Ela pode se referir ao número de pessoas que adquirem um produto ou serviço seu, que se tornaram leeds, entre outros. Tudo vai depender do seu objetivo.

Com esse indicador, é possível entender como suas redes sociais estão impactando diretamente os seus resultados.


Conversão ao longo do funil

Quando você consegue identificar em qual etapa do funil o consumidor se encontra, você se torna capaz de desenvolver mais ações específicas para a etapa do funil em que ele se encontra.


Custo de Aquisição por Cliente

O CAC é um cálculo realizado para medir o retorno do investimento em marketing. Ele calcula a soma de todo o valor investido em marketing, dividido por todos os clientes conquistados no mesmo período de tempo.


CTR - Taxa de cliques.

Para estratégias de marketing de conteúdo, nas quais as redes sociais são usadas para direcionar tráfego para blogs, analisar a taxa de cliques é muito importante para saber o desempenho das publicações.

A partir dessa métrica você pode avaliar se o seu público visualizou o seu conteúdo, clicando e interagindo com ele.


Tráfego de acesso.

Por mais que o CTR mostre qual é o nível de interesse do seu público em determinados conteúdos, é através do tráfego em redes sociais que se pode descobrir o real volume de acesso a blogs ou sites.

Com ela também é possível ter mais conhecimento ao cruzar dados, entendendo se o tráfego direcionado é efetivo. Essa é uma métrica que não deve ser analisada separadamente, pois é preciso compará-la com outros indicadores, como: taxa de rejeição, novos visitantes, visitantes que retornam ao site, número de cliques, entre outros.


O importante é: cruze sempre os dados e estude com calma como as suas publicações estão impactando o público!


E você? O que achou da volta dos likes? Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que também possam se beneficiar dele e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:


www.instagram.com/agencia_ecos |

 www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens